?

Log in

La Dolce Vita - crítica de cinema [entries|archive|friends|userinfo]
Crítica de Cinema

[ userinfo | livejournal userinfo ]
[ archive | journal archive ]

Links
[Links:| Cinemateca Indie Lisboa CInema Portugues IMDB UK ]

La Dolce Vita [Jun. 29th, 2004|02:51 am]
Crítica de Cinema
ecran
[ridicula]
Acabei de ver o La Dolce Vita de Fellini. É terrivelmente elegante, existencial e estético. Acho que é mesmo o filme mais estético que vi. Ou dos mais.
Conta o percurso de Marcello (interpretado pelo Marcello Mastroianni) no que penso que seja a procura de uma vivência ideal.
Penso que poderiamos dividir o filme essencialmente em três relações tipo que Marcello estabelece: Marcello-Emma; Marcello-Steiner e Marcello-mulheres inalcançáveis.
Emma é a mulher que deseja Marcello, representa a opção estabilidade na sua vida e talvez por isso mesmo Marcello estabelece com ela uma relação conturbada e quase neurótica.
Steiner, amigo de Marcello, representa o caminho literário, poético e espiritual que, em certo momento do filme, é desmascarado, revelando a fealdade intrínseca do ser humano.
A relação Marcello-mulheres inalcançáveis, revela-se atraves do interesse concreto de Marcello nestas mulheres: Sylvia (uma representação estonteante de Anita Erkberg, que constitui quanto a mim das melhores sequências do filme) e Maddalena.
O filme ainda expõe temáticas como a religiosidade hipócrita, a figura paternal, a alta burguesia e aristocracia decadente, e finalmente as sequências dos “paparazzi” .
Estéticamente é um filme brilhante. Mostra a fealdade humana com a beleza das imagens (e dos sons).
Quem tiver oportunidade veja este filme, é muito complexo e de certa maneira fica dentro de nós.


(peço desculpa se faltar algum acento)
linkReply